Publicando o Protocolo da Revisão Sistemática

Como sabemos, revisões sistemáticas seguem um planejamento previamente estabelecido para sua condução. Esse planejamento idealmente é documentado no que chamamos de protocolo da revisão sistemática.

Uma boa prática em pesquisa é a publicação desse protocolo. Isso permite transparência no processo, informando como a revisão será executada. Um protocolo geralmente inclui os critérios para seleção dos estudos, os desfechos a serem avaliados e as análises de sensibilidade estabelecidas a priori. Adicionalmente, por deixar o processo mais transparente, a disponibilização do protocolo é considerada um critério de qualidade para a revisão sistemática, facilitando sua posterior publicação em revistas de alto impacto. As formas mais comuns de publicação do protocolo de uma revisão sistemática são as seguintes:

  • Registro da revisão sistemática no PROSPERO: análogo ao ClinicalTrials.gov, o PROSPERO é uma base de registro de revisões sistemáticas. O registro é simples e gratuito. Além de promover transparência no processo, tem como objetivo informar quais revisões sistemáticas estão em andamento, evitando que grupos distintos executem o mesmo trabalho de forma independente, com duplicidade de esforços.
  • Publicação do protocolo da revisão sistemática como artigo: consiste na publicação do protocolo em forma de artigo em uma revista científica. O protocolo é avaliado pelo corpo editorial da revista e submetido ao processo de peer review externo. Há revistas indexadas que de costumam publicar protocolos de revisão sistemática. Destacamos duas, o Systematic Reviews Journal  do grupo BMC, e o BMJ Open. A publicação do protocolo em revista científica assegura que a proposta de trabalho foi avaliada por revisores independentes, indicando qualidade técnica do trabalho, além da transparência no processo. O artigo conta como produção científica, contudo é sujeito a taxas de publicação, que variam de US$ 700,00 a US$ 2.500,00 nessas revistas.
  • Publicação do protocolo na biblioteca Cochrane: processo exclusivo e obrigatório para a publicação de revisões sistemáticas conduzidas junto à colaboração Cochrane.

A HTANALYZE sugere que todos os pesquisadores registrem o protocolo de suas revisões sistemáticas no PROSPERO. Para aqueles que gostariam de publicá-los em revistas indexadas, sugerimos a leitura do PRISMA-P, versão do PRISMA checklist para protocolos de revisões sistemáticas. Exemplos de protocolos podem ser acessados nas revistas acima mencionadas.

O processo de registro ou publicação de um protocolo pode ser feito integralmente pelos pesquisadores que estão conduzindo a revisão. A HTANALYZE também presta consultoria científica para a fase de planejamento, podendo auxiliar principalmente na revisão técnica do documento e prestando auxílio no desenvolvimento do protocolo da revisão. Para pesquisadores que necessitam de suporte na preparação de manuscrito em tarefas como editoração, tradução ou revisão linguística, sugerimos a Scientific para essa finalidade.

Gostou da matéria? Curta ou compartilhe nossa postagem.

Siga-nos no Facebook.

 

Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores