CHEERS: Checklist para o relato claro e objetivo dos estudos de avaliação econômica em saúde

O emprego dos estudos de avaliação econômica na área da saúde têm aumentado consideravelmente nas três últimas décadas em razão de uma disseminação maior dos métodos da medicina baseada em evidências e das análises de decisão. No entanto, o aproveitamento máximo desse tipos de estudo algumas vezes é prejudicado por formas inadequadas ou definitivamente erradas de se descrever os métodos empregados e de se apresentar os resultados.

Por exemplo, em algumas publicações, não fica claro se os autores se referiam ao emprego de dados primários nas estimativas de custos e de efetividade, ou se tais parâmetros foram projetados em modelos matemáticos a partir das melhores informações pertinentes presentes na literatura. Em alguns casos que utilizaram alguma modelagem matemática, a descrição do modelo e de seus parâmetros não fica clara o suficiente a ponto de possibilitar que os resultados sejam reprodutíveis por outros autores (um problema comum quando se usa modelos particularmente complexos, como simulações de eventos discretos ou microssimulações de Markov).

Para estimular uma maior padronização e promover uma melhor qualidade nos relatos dos estudos de avaliação econômica na área da saúde, a sociedade internacional para pesquisa em farmacologia e desfechos (ISPOR) publicou em 2013 o instrumento CHEERS – Padrões consolidados para o relato de avaliações econômicas em saúde (Consolidated health economic evaluation reporting standards). Esse instrumento consiste em um checklist de 24 itens que idealmente deveriam estar presentes nas publicações de estudos de avaliação econômica em saúde.

Uma das principais características do CHEERS é estabelecer uma clara distinção entre estudos de avaliação econômica baseados em uma única fonte de dados primários e estudos baseados em modelagem para análise de decisão com inputs de múltiplas fontes. Com itens metodológicos discriminados a priori para cada uma dessas abordagens, o seguimento do checklist fica facilitado e é minimizada a necessidade de se “forçar” o relato de alguma característica do estudo para cumprir os itens de qualidade metodológica.

Importante: o CHEERS é um checklist para orientar os pesquisadores na elaboração do relato dos estudos de avaliação econômica, e não foi criado para um instrumento de avaliação de qualidade metodológica em si.

Basicamente, o checklist contempla itens que asseguram uma maior transparência metodológica, como:

  • Identificar claramente o estudo como uma avaliação econômica, especificar o tipo de avaliação econômica e os comparadores envolvidos
  • Explicitar o contexto para a tomada de decisão
  • Descrever população-alvo e contexto
  • Descrever os comparadores
  • Descrever e justificar os parâmetros da avaliação econômica: horizonte temporal, aplicação de taxa de descontos, escolha dos desfechos em saúde e das medidas de efetividade adotadas;
  • Descrever e justificar os métodos para estimativa dos custos das opções em comparação
  • Informar os parâmetros para conversão entre moedas e data de referencia
  • Embasar a escolha do modelo de avaliação econômica utilizado e apresentar uma figura esquemática desse modelo
  • Descrever métodos para análise de sensibilidade
  • Declarar potenciais conflitos de interesse

Clique aqui para acessar o texto completo do Checklist CHEERS em inglês.

Clique aqui para acessar o texto completo do Checklist CHEERS em espanhol.

E confira a descrição completa dos itens do Checklist no quadro abaixo, obtida da publicação original (VALUE IN HEALTH 16 (2013) 231–250):

Checklist CHEERS

CHEERS Checklist

Médico internista e epidemiologista, pesquisador clínico, empreendedor, educador.

Marcado com: , , ,
Publicado em Artigos Publicados, Conteúdo Teórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores