Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 2

post6

No nosso post anterior, vimos alguns aspectos sobre MeSH terms. Hoje, vamos retomar isso, e aprender maneiras de recuperar o maior número de sinônimos. Na próxima e última postagem, veremos a maneira final de montar a estratégia de busca, usando os operadores AND e OR, além de filtro de ensaios clínicos, e faremos alguns comentários sobre o NOT.

Conforme comentado na postagem anterior, o uso de MeSH terms é palavras texto é complementar. Antes de mais nada, é importante saber que, seguidamente, o PubMed faz um processamento posterior aos termos que colocamos, não buscando somente o que pedimos. Vamos testar o termo myocardial infarction:

post1

Após apertar em Search, desça um pouco a janela, até localizar, no lado direito, um campo escrito Search details.

 post2

Abaixo dele, há um link para see more. Clique ali:

post3

Conforme podemos ver, o PubMed automaticamente buscou o MeSH term de myocardial infarction, que neste caso são exatamente as mesmas palavras, seguido do complemento [MeSH Terms]. Apesar de este automatismo do PubMed de buscar MeSH terms ocorrer frequentemente, é sempre indicado buscar manualmente pelos MeSH terms, onde também encontramos uma boa gama de sinônimos. Para fazer isto, na janela inicial do PubMed, coloque o termo que você quer buscar, e clique no seletor onde está marcado PubMed: vamos alterá-lo para buscar nos MeSH terms:

post4

Ao rodar a busca, ele irá mostrar uma série de MeSH terms relacionados ao infarto. Clique no primeiro, para vermos mais detalhes. Na tela do MeSH de myocardial infarction, desça a barra de rolagem até enxergar a tela abaixo, que iremos explicar na sequência.

post5

 

Os entry terms são os termos que, se localizados no resumo, geram a “marcação” deste estudo com o MeSH term myocardial infarction. Note, por exemplo, que o termo Heart Attack está ali, o que significa que, se um resumo contiver esse termo, o sistema do PubMed irá colocar a marcação neste resumo como contendo o MeSH term de myocardial infarction nos seus descritores. Este processo, porém, é parcialmente manual, de forma que não há uma garantia inequívoca de que em qualquer resumo que aparecer heart attack, haverá a marcação do MeSH term correspondente. Por isto, conforme comentamos anteriormente, o uso de palavras texto e MeSHs é complementar. Além disso, essa tela de Entry Terms é uma ótima fonte de sinônimos: a busca mais sensível deveria incluir todos estes termos como palavras texto, além do MeSH term de myocardial infarction. A busca final, maximizando a sensibilidade, para o termos infarto, ficaria da seguinte maneira:

(Infarction, Myocardial) OR (Infarctions, Myocardial) OR (Myocardial Infarctions) OR (Cardiovascular Stroke) OR (Cardiovascular Strokes) OR (Stroke, Cardiovascular) OR (Strokes, Cardiovascular) OR (Heart Attack) OR (Heart Attacks) OR (Myocardial Infarct) OR (Infarct, Myocardial) OR (Infarcts, Myocardial) OR (Myocardial Infarcts) OR (“Myocardial Infarction”[Mesh])

Se você ficou em dúvida do porque do uso do OR, não deixe de ver nossa postagem seguinte.

O último comentário sobre os MeSHs é sua estrutura hierárquica: note que Myocardial Infarction é um termo que fica abaixo de Myocardial Ischemia, que é um termo que diz respeito ao infarto e outras síndromes correlatas. Além disso, abaixo de myocardial infarction, temos uma série de outros termos, que estão dentro do assunto infarto. Quando fazemos a busca pelo MeSH de myocardial infarction, ele pegará artigos não apenas com esse MeSH, mas também com qualquer MeSH dos termos abaixo dele: Anterior Wall Myocardial Infarction, Inferior Wall Myocardial Infarction, Non-ST Elevated Myocardial Infarction, Shock, Cardiogenic e ST Elevation Myocardial Infarction.

Publicado em Sem categoria
0 comentários sobre “Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 2
1 Pings/Trackbacks para "Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 2"
  1. […] Nas próximas postagens, daremos algumas dicas de como buscar o maior número possível de sinônimos, como fazer o melhor uso de AND, OR e NOT, e comentaremos sobre filtros de ensaios clínicos. Acesse o próximo post clicando aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores