Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 1

pubmed

O primeiro passo para uma revisão sistemática é a montagem de uma questão de pesquisa no formato PICO (patients, interventions, comparisons, outcomes). Logo após, temos a etapa da montagem da estratégia de busca, que pode inicialmente parecer simples, mas, para que seja sensível o suficiente (que sempre será o objetivo de uma revisão sistemática), é preciso ter uma série de cuidados. Vamos primeiro examinar uma questão PICO:
P – Pacientes com hipertensão
I – Dieta DASH (diet approach to stop hypertension)
C – controle/dieta usual
O – Redução de infarto agudo do miocárdio.

Em um primeiro momento, podemos pensar em usar palavras relacionadas a todos os itens da pergunta PICO. Porém, isso não é correto. Em especial, nunca usamos o desfecho. Imagine que um estudo teve o objetivo primário de verificar apenas redução de pressão arterial, tendo o infarto apenas como desfecho secundário. É possível que o resumo de tal artigo não reporte infarto, mas o texto completo sim. E, como a busca nos portais como o PubMed está procurando apenas palavras no resumo, este artigo não seria recuperado por essa estratégia de busca. Além disso, o controle só deve ser colocado na estratégia de busca quando ele for algo bem pontual e definido. Aqui, se tivéssemos no controle dieta hipossódica, poderíamos utilizar. Porém, “controle/dieta usual” não é algo muito pontual, e certamente poderia ter dezenas de maneiras diferentes de ser escrito. Se eu montar uma estratégia onde eu obrigatoriamente tivesse palavras como “control OR usual diet”, um artigo que dissesse que a comparação foi entre dieta DASH e “no intervention” não seria localizado.

Selecionados os itens da pergunta PICO que serão buscados, a próxima etapa é selecionarmos os termos. Existem dois grandes locais que uma busca no PubMed (que será a base foco do presente post) faz a busca: palavras texto e MeSH terms. As palavras texto (text words) são, basicamente, as palavras buscadas no título e resumo. Já os MeSH terms são descritores em saúde, e são buscados nos descritores de um artigo. Veja o exemplo abaixo de um resumo buscado no PubMed:

smoking

Note que, abaixo do abstract, podemos verificar os MeSH terms, que são gerados após o grupo de bibliotecários do PubMed/MEDLINE ler o artigo e escolher os melhores descritores daquele artigo. Esse processo, como é feito por pessoas, é sujeito a falhas, então a busca apenas por MeSH terms é insuficiente. Por outro lado, procurar apenas por palavras texto também é pouco sensível, uma vez que podemos não lembrar de algum sinônimo para um termo que estamos buscando. E, caso alguma bibliotecária veja um sinônimo em um artigo, e coloque o MeSH term correspondente, conseguiremos recuperar o artigo.

Nas próximas postagens, daremos algumas dicas de como buscar o maior número possível de sinônimos, como fazer o melhor uso de AND, OR e NOT, e comentaremos sobre filtros de ensaios clínicos. Acesse o próximo post clicando aqui.

Publicado em Sem categoria
Um comentário sobre “Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 1
1 Pings/Trackbacks para "Estratégias de busca para revisão sistemática de ensaios clínicos – parte 1"
  1. […] nosso post anterior, vimos alguns aspectos sobre MeSH terms. Hoje, vamos retomar isso, e aprender maneiras de recuperar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts Anteriores